sexta-feira, 9 de abril de 2010

(Lição 02) O adolescente sem namorado(a) e a solidão

O que um jovem ou adolescente que não tem namorado(a) deve fazer para amenizar a sensação de solidão?



Jaime Kemp responde

Primeiramente gostaria de dizer que os momentos de tristeza, dor, inveja por não ter um (a) namorado (a) ao lado, podem ser compartilhados em oração. Deus compreende e alivia essa sensação de abandono. O jovem cristão deve ter um canal aberto com o Pai para conversar sobre esse tipo de tristeza.

Depois, o jovem que não está namorando deve aproveitar para fazer amizades novas, aprofundar as existentes, passear, se divertir, freqüentar a mocidade da igreja, envolver-se em sua programação, descobrindo seu dom e trabalhando na igreja na área em que seu coração mais se identifica. Gastar tempo cultivando uma vida interior é também muito importante.

Há vários princípios bíblicos que nos ajudam a viver. Conhecê-los nos facilita viver de acordo com a vontade de Deus, em cada área de nossas vidas, o que traz paz à nossa mente e coração. Insisto para que os jovens visitem livrarias evangélicas e comprem livros que orientam sobre o momento de vida que estão atravessando. Pensando nessa faixa etária, escrevi vários livros, pois me preocupo muito em que o jovem direcione bem sua vida. Alguns deles são: "Sexo, aqui e agora?"; "Antes de dizer sim"; "Adolescência, crise ou curtição?"; "Os melhores anos dos trancos e barrancos"; "Turbulentos anos da adolescência", "Respostas francas a perguntas honestas 1 e 2", etc. Há muitos outros bons títulos que devem ser lidos. Tenho um desejo muito grande que o jovem cultive sua vida espiritual paralela à emocional e social, pois o equilíbrio dessas 3 áreas resultará em uma pessoa madura e positiva. Creio que o jovem que conhece a Jesus deve procurar cada vez mais aprender a forma que Deus deseja que ele viva, quer venha a se casar, ou não. A realidade é que nem todos se casarão. E aí, esses jovens vão ficar infelizes e frustrados por toda a vida? Não! É possível ser solteiro e feliz! Deus nos conhece e estar dentro da vontade de Deus é o único lugar seguro pra gente viver.

Na sua opinião, o sr. acredita que Deus já escolheu uma pessoa para cada um de nós ou está a critério de cada um?

Creio que a Bíblia coloca um princípio básico e os outros são decorrentes deste. Lemos em 2 Coríntios 6.14-18 que não pode haver comunhão da luz com as trevas e que não devemos carregar jugo desigual, no sentido de que os jovens cristãos devem namorar jovens cristãos. Com isso não quero dizer simplesmente jovens religiosos, mas aqueles que tenham realmente recebido a Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas.

Depois disso, Deus nos dá liberdade para usarmos nossa inteligência. Não creio que Deus tenha uma pessoa específica para cada um. Há um leque de escolha entre aqueles que preenchem os requisitos básicos - ter a Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas. Os jovens convertidos, sérios com Deus, podem usar a cabeça para avaliar temperamento, personalidade, história de vida, etc. Não pense que isso seja preconceito. É mais fácil ser feliz ao lado de algumas pessoas do que de outras. O namoro é exatamente para isso. Para que os jovens se conheçam. Há temperamentos que não se "bicam". Então, se o casal de namorados briga o tempo todo, por que achar que quando se casarem será diferente? E é bom que conversem muito, sobre todos os assuntos para se conhecerem e rumarem conscientes para o casamento ou terminarem conscientes de que foi a melhor decisão. E tudo isso, regado a oração.

JAIME KEMP Foi missionário da Sepal durante 31 anos. Hoje é diretor da Sociedade Religiosa Lar Cristão. Foi fundador da Missão Vencedores Por Cristo. É conferencista e autor de 39 livros. Este artigo foi editado na revista Lar Cristão 45 e devidamente autorizado para publicação.

Fonte: Bíblia World Net Jovem - Coluna: Filhos e Pais

3 comentários:

  1. Meu sonho e namorar pois to com 16 anos e nunca namorei,pois nao achei a pessoa certa ainda,mas nem por isso deixei minha vida acabar em solidao.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. deixar de ser feliz
    por causa dos outros...
    isso e triste nao e por nao ter
    ningem para namora que vamos
    viver assim .

    ResponderExcluir
  3. Tenho 17 anos e nunca namorei, nem mesmo fiquei, pois eu creio que Deus está preparando o meu futuro marido e por isso não tenho com o que me preocupar... Eu confio plenamente no Senhor, porque Ele é bom e não me desampara. Não existe nada melhor do que esperar no Senhor! Quem espera no Senhor nunca estará sozinho !!

    ResponderExcluir

Se desejar, deixe aqui seu comentário: