quinta-feira, 8 de abril de 2010

(Lição 12) Estudo defende que games reforçam a agressividade

A maior parte dos estudos realizados sobre violência e videogames sustenta a conclusão de que os jogos violentos podem reforçar o comportamento agressivo de crianças e adolescentes, especialmente nos meninos. Uma análise de 20 anos de pesquisas demonstra que os efeitos podem ser tanto imediatos quanto de longa duração.



"A maioria dos estudos sugere que existem efeitos", disse Jessica Nicoll, da Saint Leo University, em Saint Leo, Flórida, que participou do trabalho. Um estudo demonstrou que crianças que jogam um game violento por menos de dez minutos e depois fazem um teste de humor em geral demonstram traços agressivos ou realizam ações violentas logo depois de jogarem.

Professores de 600 estudantes de oitava e nona séries, entre os 13 e 15 anos de idade, dizem que as crianças que passam mais tempo jogando videogames violentos são mais hostis do que outras crianças e que a probabilidade de que discutam com autoridades e pais é maior.

As conclusões, apresentadas durante uma conferência da American Psychological Association(APA), levaram o grupo a adotar uma resolução recomendando que a violência seja reduzida nos videogames e na mídia interativa comercializada para crianças e jovens.

"Além disso, a APA também encoraja os pais, educadores e profissionais de saúde a ajudarem os jovens na escolha mais informada dos jogos", afirmou a associação em comunicado. Os videogames ditam um mau exemplo e podem ser influentes porque um jogador assume o papel de herói ou de violão, violento ou não, disse a APA.

Os perpetradores de violência não são punidos em 73% das cenas violentas, segundo o grupo. "Mostrar atos violentos sem exibir conseqüências ensina aos jovens que a violência é um meio efetivo de resolver conflitos", disse a psicóloga Elizabeth Carll, que ajuda a dirigir o comitê sobre violência em videogames e mídia interativa, na associação.

Ela afirma que apenas "um punhado" dos estudos que ela e seus colegas examinaram constatou que não existe conexão entre a violência e os videogames.


Fonte: Terra / Tecnologia - Reuters - Segunda, 22 de agosto de 2005
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI637811-EI4799,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar, deixe aqui seu comentário: